Sendo uma das maiores companhias elétricas do Brasil, a Companhia Paranaense de Energia – Copel é responsável por administrar mais de 200 mil km de redes de distribuição. Suas usinas, linhas de transmissão e de distribuição irradiam luz para todo o Estado do Paraná e Estados vizinhos, atendendo diretamente mais de 5 milhões de unidades consumidoras, em cerca de 400 municípios e mais de 1.000 localidades.
Suas políticas de privacidade e proteção de dados estabelecem diretrizes para a coleta e o tratamento dos dados pessoais de pessoas físicas — clientes, mais de 6 mil empregados, administradores, outras partes interessadas e suas respectivas partes relacionadas — no âmbito da Copel Holding e suas subsidiárias e controladas.
A Copel possui capital aberto na B3 desde 1994, sendo também listada nas bolsas de Nova York (1997) e Madri (2002). Em dezembro de 2021, aderiu ao nível 2 de Governança Corporativa da B3.
DESAFIO
- Sobrecarga nas atividades relacionadas à proteção de dados, devido a processos manuais e retrabalho.
- Ausência de plataforma robusta para gestão dos processos.
- Cerca de 10 milhões de titulares de dados.
- Mais de 300 e-mails diários relacionados ao tratamento de dados.
- Gestão inadequada para eventuais incidentes de violação de dados.
- Dificuldade em atender a solicitações individuais de privacidade.
Desafios centrais:
- Adequação à LGPD
- Alta volumetria de dados
- Gestão de dados deficiente
SOLUÇÃO
Através de uma equipe multidisciplinar, com conhecimento em processos, sistemas de informação, DevOps e LGPD, a CMTECH promoveu:
- Revisão, otimização e automação do fluxo de atendimento aos titulares.
- Em parceria com a startup Privacy Tools, implementou-se uma plataforma de:
- Data Mapping (ciclo de vida dos dados pessoais e bases legais)
- Data Discovery (localização dos dados pessoais nos sistemas)
- Automatização de solicitações dos titulares.
- Alívio da carga do gestor de dados, permitindo foco em tarefas estratégicas.
RESULTADOS
Boas práticas na governança de dados:
- Todos os titulares de dados passaram a exercer seus direitos via Portal da Privacidade.
- Ambiente de fácil uso para acompanhamento de requisições e gestão de consentimentos.
Aceleração da conformidade à LGPD e gestão centralizada:
- Conformidade com o Artigo 50 da LGPD.
- Gestão de atividades integrada numa única ferramenta.
- Mais transparência e segurança para os titulares.
- Respostas rápidas e automáticas às requisições.
- Redução do trabalho manual.
- Foco em tarefas de alto valor estratégico.